quarta-feira, 22 de julho de 2015

Massa Integral para pães, pizzas e calzones da Bele




Essa receita é uma colaboração da Bele,ela é super saborosa e muito versátil também, pois com ela fazemos pães, pizzas, calzones e até cachorrinhos recheados, uma delícia.

Ingredientes:

250g de farinha de trigo integral
250g de farinha de trigo branca
2 saquinhos de fermento biológico (esse da foto abaixo);













2 colheres de sopa de açúcar
50 ml de óleo
200ml de água quente (não pode ser fervendo)
1 colher sopa de sal

Como Fazer:

Numa tigela coloque as farinhas e o sal;
Misture bem;
Em um copo grande (400ml +ou-) coloque o açúcar, o fermento, o óleo e a água quente;
Espere o fermento crescer a ponto de quase transbordar o copo;
Adicione a mistura do fermento a farinha;
Vá adicionando água até obter uma mistura homogênea e úmida, como a foto abaixo;
Tape a tigela com um pano úmido e deixe descansar por no mínimo 1 hora;
Abra a massa com um rolo em uma superfície plana adicionando sempre farinha branca para não grudar;

- Pão:

Coloque numa forma de pão untada acrescentando recheios se preferir, como linguiça, presunto, queijo....

Leve ao forno 180º por cerca de 30, 40 min.

- Calzone:

Abra a massa com um rolo;
Coloque o recheio desejado;
Feche bem as bordas para não se abrir no cozimento;
Pincele com uma mistura de gema de ovo e um pouco de água;
Coloque numa forma untada;
Leve ao forno 180º por cerca de 20, 30 min.

- Pizza:

Abra a massa redonda ou quadrada, como preferir;
Dobre as bordas para o queijo não cair na hora de assar;
Cubra com o sabor de sua preferência;
Coloque sobre uma forma untada;
Leve ao forno 180º por cerca de 20, 30 min.




Se sobrar massa faça discos de pizza, asse por uns 10 min no forno a 180º, enrole em plástico filme e congele para usar numa próxima oportunidade, fica perfeito!

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Chai (Masala Chai)



Essa delícia tem origem na Índia onde é muito apreciada e consumida.
O Chai como chamamos no Ocidente ou mais corretamente Masala Chai consiste na fusão de chá preto, leite e especiarias.
É uma bebida para ser consumida no inverno, a mistura das especiarias, principalmente da canela e do gengibre ajudam a aquecer.
A receita é rápida e simples perfeita para dias frios e chuvosos como hoje.

Ingredientes:

1 litro de água
4 saquinhos de chá preto
10 colheres de sopa de leite em pó (eu uso desnatado mas pode ser integral)
3 colheres de sopa de açúcar ou adoçante culinário (também fica a seu gosto)
2 paus de canela
10 cravos da índia
Gengibre (eu uso uma medida equivalente a um ovo de codorna o que deixa a receita bem picante, mas quem não gosta do sabor acentuado deve usar menos)

Como Fazer:

Derreta o açúcar em forma de caramelo;
Adicione o cravo, a canela e o gengibre e a água;
Deixe ferver por uns 3 minutos;
Adicione os saquinhos de chá e deixe ferver por mais 2 minutos;
Coe tudo e volte para a panela;
Acrescente o leite em pó já diluído em um copo de água;
Espere ferver e sirva ainda quente.



Não use leite normal desde o início no lugar da água pois o gengibre talha o leite, o que pode ser feito é ferver tudo em pouca água e na hora de servir usar como "essência" adicionando leite integral.